segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Grupo de Trabalho - GT da SASC - participação do CRAS Sertão

O CRAS Sertão vem participando ativamente do GT da SASC - Grupo de Trabalho (para estudos, reflexões e discussões da Política da Assistência Social), mostrando-se eficiente e presente. Os Técnicos proporcionam um bom desempenho e compromisso com o trabalho do CRAS Sertão, sendo atuantes e eficazes em suas ações...
É importante salientar que a equipe é unida, flexível, acessível, transparente e bastante profissional, sempre buscando melhorar e dar o seu máximo, com a finalidade de atender bem as famílias e dar a elas uma atenção integral que merecem.

CRAS Sertão - Parceria com a Defesa Civil

O CRAS Sertão, juntamente com a Secretaria de Assistência Social e Cidadania - SASC, no compromisso com as famílias carentes - visando ajudar aquelas famílias prejudicadas e vítimas das inundações, enchentes e plantações perdidas - sinalizou as problemáticas e, logo tratou de mobilizar ações solidárias, buscando colaborar e sanar de imediato situações de emergência, garantindo uma maior tranquilidade e conforto a todos os envolvidos. A Defesa Civil foi grande parceiro se mostrando atuante, responsável e muito compromissada com as ações cabíveis, fazendo a entrega de cestas básicas, dentre outros.
A promotoria de justiça do município de Beberibe esteve presente acompanhando todos os procedimentos legais e percebeu a veracidade dos procedimentos...

O Técnico da SASC - Manoel Soares e o Técnico do CRAS Sertão - José Carlos, estiveram também acompanhando e realizando as ações solidárias, juntamente com a Defesa Cívil.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

CRAS no Boqueirão do Cesário / Trabalho PETI




CRAS Sertão em atividade no território de abrangência

O CRAS Sertão tem se mostrado muito envolvido com as famílias, inclusive com aquelas nas situações do TCU, descumprimento de condicionalidades e prontuários psicossocial. As famílias tem recebido bem o CRAS Sertão, com atenção, respeito e com credibilidade ao trabalho desenvolvido.
O compromisso da equipe é grande, buscando corresponder a política da Assistência Social, incansavelmente.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

PROJOVEM DO BOQUEIRÃO - Recebe visita do orientador social de Serra do Félix

No dia 01 de setembro de 2009 o CRAS Sertão esteve na comunidade de Boqueirão do Cesário realizando trabalho com os serviços/programas/projetos.
E na oportunidade. o PROJOVEM Adolescente do Boqueirão do Cesário recebeu a visita do orientador social do Projovem de Serra do Félix - Antônio Humberto, com a finalidade de expor um pouco de suas experiências e convívios com grupos de jovens e o método de trabalhar em equpe. Este intercâmbio foi proporcionado pelo CRAS Sertão, visto que a orientadora social do Projovem do Boqueirão - Rosangela - estava necessitando deste apoio e colaboração para implementar sua didática e metodologia de trabalho.
Os jovens realizaram atividades em grupo, participaram de dinâmicas, descreveram suas necessidades e anseios... Mostraram-se interessados e confiantes na proposta do Projovem - como serviço - participando ativamente dos momentos de oficina... Puderam assistir, através de datashow, slides do Projovem Adolescente de Serra do Félix nas realizações de suas atividades: passeios, aulas de campo, visitas domiciliares, seminários, palestras, parcerias com as instituições..., voluntarido, estágios, enfim, foi um momento rico de debate, discussão e reflexão...

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

ENCONTRO DA REDE SOCIOASSISTENCIAL - CRAS SERTÃO

No dia 25 de agosto de 2009, no Polo de Atendimento Raimundo Honorato da Silva, das 8:00 às 15:30 horas, realizou-se o I ENCONTRO DA REDE SOCIOASSISTENCIAL DO CRAS SERTÃO, Serra do Félix. Na programação houve: credenciamento e logo depois café da manhã; Dinâmicas de apresentação e de interação; Entrega de documentos (relatórios e estatísticas...); Relatos: dificuldades e potencialidades; Apresentação do Plano de Ação do CRAS Sertão 2009; Almoço; Sondagem para estudos e no final encaminhamentos, avaliação e considerações finais.
O CRAS Sertão estava na coordenação dos trabalhos com Ricélio (coordenador); José Carlos (pedagogo); Lucileide (assistente social) e André Frota (psicólogo).
Tivemos a participação dos serviços/programas/projetos como: ASEF's (Osmarina da Arataca, Catiane de Andreza e Elania de Forquilha); PROJOVEM (Rosangêla do Boqueirão do Cesário e Antônio Humberto de Serra do Félix); PETI (Jarisvânia de Boqueirão do Cesário); CADASTRADORES CADÚNICO (Hélio Rubens e Geovanne de Serra do Félix) e POLO DE ATENDIMENTO (Gabriel, Adriana, Cleber, Roberto) e a ESTAGIÁRIA DO CRAS SERTÃO (Camila Cristina de Serra do Félix).

PRÉ-CONFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - DISTRITO DE FORQUILHA

No dia 12 de agosto de 2009 às 9:00 horas aconteceu a Pré-conferência da Assistência Social do Distrito de Forquilha, na comunidade Sede de Foquilha, com a participação de comunidades vizinhas como Lagoa do Arroz, Alexandres, Medeiros, Samburão, etc. Tivemos a presença da Secretária da Assistência Social - Dra. Sônia Luz, acompanhada pelos CRAS Litoral e Sertão.
A presidente do CMAS - Dalmácia Cunha coordenou os trabalhos e apresentou os eixos...

A discussão foi prévia e as tomadas de decisões bastante objetivas...
A participação dos envolvidos na pré-conferência foi satisfatória e de grande importância para o momento.
A democracia e a autonomia esteve presente nas falas das pessoas, onde puderam empressar seus sentimentos e anseios...

PRÉ-CONFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL DISTRITO DE ITAPEIM

No dia 13 de agosto de 2009, A SASC, o CRAS Litoral e o CRAS Sertão estiveram na comunidade de Itapeim para a realização da Pré-conferência da Assistência Social, com a participação de representantes, lideranças e sociedade civil de comunidades vizinhas do distrito, a fim de discutir os eixos temáticos e propor questões para a Conferência municipal da Assistência Social. Estiveram representações de escolas, igrejas, associações e também de instituições da rede socioassistencial como os ASEF's de Arataca e Andreza.
As apresentações teatrais foram responsáveis pelas aberturas de cada eixo... que tinham como protagonistas os orientadores sociais do PROJOVEM Adolescente...


A participação das pessoas foi importante na democracia das discussões e nas tomadas de decisões.

PROJOVEM ADOLESCENTE NO DESFILE CÍVICO DE SERRA DO FÉLIX

Os coletivos do PROJOVEM Adolescente de Serra do Félix e Boqueirão do Cesário foram destaques no Desfile Cívico do Distrito de Serra do Félix, que aconteceu no dia 05 de setembro de 2009 às 16:00 horas nas ruas e avenidas da localidade sede de Serra do Félix. Os jovens demonstraram um bom desempenho, uma participação vibrante e muita disposição...
O Projovem do Boqueirão do Cesário providenciou tarjas dos eixos temáticos trabalhados no coletivo, mostrando-se muito envolvido com o processo socioeducativo...
Os jovens proporcionaram uma verdadeira corrente de força e união, com atitude e com coragem com aquilo que se chama: protagonismo juvenil...
Os orientadores sociais - Rosangela e Antônio Humbeto foram os responsáveis pela participação destes jovens no desfile com o apoio e mobilização do CRAS Sertão e da SASC.

SERIGRAFIA EM AÇÃO - Inclusão Produtiva de Serra do Félix

Aproximando-se do DESFILE CÍVICO de Serra do Félix, para o mês de setembro, a Serigrafia - do Inclusão Produtiva, foi solicitada para fazer a pintura das camisetas da MANDA MACIAL da EMBEP. Maria Leonisa foi a responsável pela pintura, com a colaboração de mais 3 componentes do grupo de serigrafia.
O resultado foi ótimo e o compromisso pelo trabalho foi de R$ 250,00 para pintar 45 camisetas.