sexta-feira, 22 de junho de 2012

INFORME Bolsa Família: Secretaria Nacional de Renda de Cidadania – Senarc




Programa Bolsa Família e parcerias com a Educação no
combate à extrema pobreza

Resultados positivos comprovam a importância da integração das
políticas sociais e educacionais
A parceria instituída entre os programas Bolsa Família (PBF) e Mais Educação (PME) é um exemplo de como a integração das políticas sociais e educacionais podem contribuir para a erradicação da extrema pobreza. Os Programas compõem o Plano Brasil Sem Miséria (BSM) que tem como objetivo a articulação de políticas, programas e ações estruturados em três eixos: garantia de renda, acessos a serviços públicos e inclusão produtiva, com a finalidade de superar a situação de extrema pobreza da população em todo o País.
Em 2012, o MDS e o MEC priorizaram o atendimento a escolas que contam com a maioria de alunos integrantes de famílias beneficiárias do PBF, como um dos critérios para a expansão do Programa Mais Educação. Um dos objetivos centrais dessa parceria é ampliar o tempo e a qualidade na permanência de crianças e adolescentes em situação de pobreza e extrema pobreza, matriculados em escolas públicas.  com oferta de educação fundamental em tempo integral, considerando-se a jornada escolar diária de pelo menos sete horas.
Compare os números
Criado em 2008, o Mais Educação atingiu o percentual de 68% de cobertura das escolas em 2012, superando a meta prevista de 60%. Neste mesmo período, a proporção de escolas com maioria de alunos do PBF tem crescido ano a ano:
De janeiro a junho de 2012, 18 mil novas escolas que aderiram ao PME, sendo mais de 12 mil “maioria PBF”.
Confira aqui os dados do seu Estado.
Além disso, 81,35% das novas escolas que passaram a integrar o Mais Educação em 2012 estão localizadas na região Nordeste, totalizando 9.019 escolas.
 Mobilização
É importante lembrar que os resultados  alcançados só foram possíveis com a participação ativa dos atores responsáveis pelos Programas Bolsa Família e Mais Educação. Foi feita uma intensa mobilização nos sete estados (Maranhão, Piauí, Pernambuco, Ceará, Pará, Bahia e Alagoas) que concentravam 66% das escolas com “maioria PBF” aptas para adesão ao Mais Educação.
Mais de 2 mil pessoas foram mobilizadas em eventos realizados em mais de 17 municípios, incluindo a participação da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), secretarias municipais e estaduais de educação, coordenadores estaduais e gestores municipais do PBF, coordenadores estaduais do PBF na educação e operadores master municipais da frequência escolar.
 Agenda de Parceria
Dando continuidade às ações prioritárias da parceria entre os Programas, será realizada, nos dias 09 e 10 de agosto de 2012, uma agenda intersetorial na perspectiva do fortalecimento dos Programas e na focalização do atendimento às famílias beneficiárias do PBF. Estarão presentes os representantes do PME, PBF, Undime, Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e dos comitês intersetoriais do PBF e territorial da educação integral. Participarão os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraíba, Minas Gerais, onde há maior número de escolas com maioria de alunos de famílias beneficiárias do PBF.
As ações intersetoriais tendo como foco as escolas do PME que contam com alunos integrantes de famílias beneficiárias do PBF são determinantes em todos os estados. Para orientar essas ações, as listas de contatos do Mais Educação, textos orientadores e dados referentes às escolas estão disponíveis na área deupload/download do Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SigPBF), em (Programas Complementares – Programa Mais Educação). Os dados detalhados dos resultados alcançados com a parceria também estarão disponíveis para acesso. Não deixe de conferir.

Parceria Programa Brasil Alfabetizado (PBA) e PBF
O Número de Identificação Social (NIS) é a chave de identificação individual no Cadastro Único. Na parceria Bolsa Família e Brasil Alfabetizado, o NIS permite àqueles que tiverem interesse a realizar a matrícula nos cursos de alfabetização com mais facilidade e rapidez. O esforço conjunto das coordenações locais do Bolsa Família, Cadastro Único e Brasil Alfabetizado é fundamental para garantir que as pessoas matriculadas nos cursos de alfabetização, e que ainda não estejam inscritas no Cadastro Único, tenham a oportunidade de conhecer sua importância. O Cadastro permite o acesso a diversos programas sociais como o Minha Casa Minha Vida, a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), entre outros,  além de permitir a elegibilidade da família ao PBF.
Para mais informações sobre a parceria Programa Brasil Alfabetizado (PBA) e PBF, acesse o Bolsa Família Informa Nº 309.
ATENÇÃO: A lista de analfabetos com mais de 15 anos identificados no Cadastro Único já está disponível no SigPBF. Para baixar o arquivo acesse a aba Transmissão de Arquivos, pasta Programas Complementares-> Programa Brasil Alfabetizado. A lista de novas turmas de alfabetização no município, no âmbito do Programa Brasil Alfabetizado, também encontra-se nessa pasta e será atualizada mensalmente.









Nenhum comentário:

Postar um comentário