sexta-feira, 14 de agosto de 2009

PRÉ-CONFERÊNCIA DO DISTRITO DE SERRA DO FELIX

No dia 13 de agosto de 2009, no Polo de Atendimento (ABC) Raimundo Honorato da Silva, em Serra do Félix, Beberibe-Ce, às 13:00 horas, realizou-se a PRÉ-CONFERÊNCIA DO DISTRITO DE SERRA DO FÉLIX. O CRAS Sertão fez a abertura dos trabalhos (da programação), dando às boas vindas às representatividades, aos presentes e convidados.
A Presidente do Conselho Municipal da Assistência Social - Dalmácia Cunha, deu continuidade às atividades da tarde, explanando a política da assistência no propósito de discutir prioridades para a referida pré-conferência - tendo como tema: PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL.


O técnico - José Carlos (pedagogo) fez a apresentação das ações da rede socioassistencial do CRAS Sertão, deste ano de 2009, através de slides (datashow), fazendo comentários específicos das atividades desenvolvidas.
Participaram desta pré-conferência aproximadamente 50 pessoas, entre jovens, adultos e idosos, com diversas representatividades da comunidade Sede e também estavam representes usuários das comuidades de Lagoa Queimada (Ana Cleide - dir. da Escola) e Sussuarana (Antônia - Pres. da AMAS).
O PROJOVEM Adolescente de Serra do Félix fez a apresentação teatral - esquete - sobre o PROTAGONISMO JUVENIL e suas conquistas. Os jovens foram objetivos, criativos e ousados na execução de suas falas, e que na oportunidade entrevistaram jovens de outros projetos: ex-agente jovem e ex-primeiro passo.

Valdenilson (projovem) entrevistando o orientador social Egberto Rebouças (Beberibe). Vanessa Cristina (projovem) entrevistando a orientadora social Roberta (Sucatinga).As pessoas presentes sentiram fortes emoções na forma como foi proposto a temática do protagonismo...
O CRAS Litoral e CREAS - teve um importante papel na execução dos trabalhos e nas discussões dos eixos temáticos. Inclusive nas apresentações teatrais dos artistas da terra (hoje orientadores sociais) e dos técnicos diretamente envolvidos (como Carol e Queira -psicólogas).











quinta-feira, 13 de agosto de 2009

ASEF - ANDREZA

O CRAS Sertão tem uma participação muito importante no processo de formação de grupo, no acompanhamento às famílias do ASEF e, principalmente no monitoramento das ações realizadas cotidianamente.Este serviço realiza várias atividades socioeductivas com crianças de 0 a 6 anos de idade, promovendo a afetivação, a harmonia, a sensibilização e a dinamização.
A família é parte fundamental e indispensável neste processo: na continuidade e frequência do atendimento psicomotor, na construção da motivação e no desenvolvimento de relações psicoemotiva.

ATENDIMENTO ÀS FAMÍLIAS PBF

A realização de atendimento ás famílias com o preenchimento do PRONTUÁRIO PSICOSSOCIAL DA FAMÍLIA tem sido constante e muito desenvolvido pelo CRAS Sertão. Os técnicos José Carlos (pedagogo) e Lucileide (assistente social) tem procurado atender a grande demanda de famílias, com muito esforço e dedicação e tem proporcionado um bom desempenho nesta atividade.
O CRAS Sertão tem valorizado e priorizado muito esta ação por ser uma necessidade de controle social e também de poder atender melhor com eficácia e eficiência dentro da rede socioassistencial.

IMPLANTAÇÃO PROJOVEM - Forquilha

A comunidade de Forquilha - Sede, foi contemplada com um coletivo de 25 jovens adolescentes de 15 a 17 anos, formando assim o PROJOVEM Adolescente.Na implantação deste coletivo esteve presente a assistente social - Lucileide, juntamente com o diretor da Esc. São Bernardo - prof° Reginaldo, na qual foi exposto: o conteúdo através de conceitos, definições, objetivos, critério de participação e metas propostas.

CAMPANHA CONTRA O TRABALHO INFANTIL - Integração e socialização do CRAS Sertão

O PETI e o PROJOVEM Adolescente do Boqueirão do Cesário, por intermédio do CRAS Sertão, estiveram participando da CAMPANHA CONTRA O TRABALHO INFANTIL em Morro Branco. Nos dia 16 de julho/2009 participaram da Abertura, com a presença de 15 crianças do PETI e 10 jovens do Projovem Adolescente. Na oportunidade ganharam camisetas padronizadas da campanha.
No dia 22 de julho/2009 participaram do encerramento dos trabalhos, com brincadeiras, recreações e momentos para o lazer.
A monitora Jarisvânia e a orientadora social Rosângela acompanharam as atividades e foram responsáveis pela participação e seguranças das crianças e adolescentes envolvidos na campanha.

Na organização geral, estiveram coordenando os trabalhos as técnicas do CRAS Litoral: Perla (assistente social) e Fátima (psicóloga), com a colaboração das monitoras do PETI de Sítio Lucas e Morro Branco.
O CRAS Sertão teve sua participação e presença dos técnicos: José Carlos (pedagogo) na abertura e André (psicólogo) no encerramento. Deram apoio a esta iniciativa importante e oportuna para o momento.
As crianças e adolescentes gostaram muito, sentiram-se valorizados, com autoestima renovada e satisfeitos.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

CRAS Sertão e o Mesa Brasil

No dia 31 de julho de 2009, nas comunidades de Serra do Félix e Samburão, O CRAS Sertão - na pessoa do técnico José Carlos - e o MESA BRASIL, desenvolveram uma atividade solidária e importante. Entregaram donativos (redes, água potável e kits higiene e enlatados) para famílias carentes e necessitadas (perfil PBF). Foram beneficiadas cerca de 90 famílias.
As famílias sentiram-se reconhecidas dentro de suas dificuldades e muito agradecidas pelo benefício eventual.
A equipe do Mesa Brasil fez um momento de registro através de documentação e endereço das famílias e, na oportunidade fez uma breve palestra sobre esta ação solidária.
Esta ação foi importante e humanística, pois proporcionou satisfação e promoveu um serviço social para as famílias do Sertão.