quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Acompanhamento Saúde - PBF

 Acompanhamento de saúde tem melhor resultado da séria histórica

Na segunda vigência de 2011 (julho a dezembro), o acompanhamento da condicionalidade de saúde atingiu 71,85% das famílias, o maior resultado da série histórica, iniciada em 2006.

O resultado reflete os esforços das equipes de saúde dos estados e, principalmente, dos municípios responsáveis pelo acompanhamento das condicionalidades de saúde, sob a gestão da Secretaria de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde, com o apoio e parceria da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Entre os estados, 22 registraram percentuais mais elevados na segunda do que na primeira vigência de 2011. Desse total, 15 tiveram percentuais acima da média nacional de 71,85%, com destaque para os estados do Amazonas (AM), de Roraima (RO), do Piauí (PI) e do Paraná (PR), que acompanharam mais de 80% das famílias.


Dentre as crianças beneficiárias, 72,18% (4,04 milhões) foram acompanhadas integralmente, das quais 99% estavam com o calendário de vacinação em dia. Já em relação às gestantes, 117 mil foram acompanhadas e 99,1% estavam com pré-natal em dia.

O acompanhamento de condicionalidades abre caminho para ações preventivas e de promoção da saúde. Os casos que merecem atenção especial ou mesmo intervenção de outras áreas são devidamente encaminhados.
Nesse processo de acompanhamento periódico é importante estar atento a resultados que podem ser indicativos de problemas enfrentados pelas famílias. Um exemplo são os indicadores relacionados à avaliação nutricional que mostram o percentual de crianças com problemas de baixo peso ou excesso de peso, além de outras vulnerabilidades que podem estar implícitas nos percentuais de famílias não acompanhadas, que ainda correspondem a 28% do total de famílias com perfil saúde.

Resultados cada vez melhores com ação articulada

O ano de 2011 foi primeiro em que o acompanhamento das Condicionalidades de Saúde das famílias do PBF superou os 70%. A articulação mais próxima com estados e municípios, a realização de oficinas técnicas e seminários regionais foram algumas das estratégias utilizadas pelo Ministério da Saúde, com o apoio e parceria do Departamento de Condicionalidades da Senarc/MDS, que contribuíram para os resultados positivos que vêm sendo alcançados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário